CAD de Modelagem do Vestuário

CAD é uma sigla em inglês que significa Computer Aided Design, que pode ser traduzida como Projeto Auxiliado por Computador, que é utilizada para designar softwares que trabalham desenho em vetores. Esses softwares são amplamente utilizados pela indústria, existem CAD´s para as mais diversas áreas como construção civil, automobilística, movelaria, aeronáutica, calçados, vestuário e etc.

Na indústria do vestuário ele é amplamente utilizado para o desenvolvimento de modelagem de roupas, e também para o encaixe dessas modelagens no tecido de forma a se obter o melhor aproveitamento da área do tecido, com o uso do CAD esses processos passam a ser mais eficazes e rápidos. O reflexo dessa eficácia é comprovado com a melhoria da qualidade das peças produzidas, e também com o aumento da capacidade produtiva dos setores de modelagem e encaixe.

No mercado hoje existem vários fabricantes de sistema CAD, cada um com seus pontos fortes e particularidades. De uma forma geral todos seguem o mesmo fluxo de trabalho:

Fluxo no CAD

DIGITALIZAÇÃO – A digitalização é a etapa onde os moldes que foram feitos pelo processo manual de modelagem são transferidas para dentro do programa CAD, essa transferência pode ser feita através de uma mesa digitalizadora ou pela vetorização de foto, sendo esse último a tecnologia mais moderna atualmente.

MODELAGEM NO SOFTWARE – Um programa de CAD possui uma grande quantidade de funções que simulam as ferramentas que o modelistas, profissional responsável pelo desenvolvimento das modelagens, possui. Com essas funções é possível fazer a modelagem diretamente na tela, e dessa forma não há a necessidade da digitalização.

GRADAÇÃO/GRADUAÇÃO – A Gradação, ou Graduação, é o processo pelo qual a partir do tamanho básico, tamanho criado ou digitalizado, fazemos os demais tamanhos da grade de tamanhos do modelo. Esses valores são extraídos da tabela de tamanho utilizada pelo modelista para desenvolvimento da modelagem, e pode variar de empresa para empresa.

CONFIGURAÇÃO PARA ENCAIXE – Existem algumas configurações de informações que devem ser feitas nos modelos para que os mesmos possam ser encaixados e, posteriormente, cortados. São informações variadas que podem ser desde o Nome da parte componente, até o tipo de tecido que a parte componente será cortada. Isso pode variar de um sistema para o outro, mas de uma forma geral alguma informação sempre tem que ser configurada.

ENCAIXE – O encaixe é a etapa onde os tamanhos são encaixados no tecido a fim de se conseguir o menor comprimento. Essa etapa é muito valorizada na empresa pois é nela que se consegue economia de tecido, que vai influenciar diretamente no preço de custo do modelo.

No mercado Brasileiro hoje encontramos uma infinidade de fabricantes de softwares de CAD, entre eles temos os sistemas Audaces e Lectra, os materiais que você encontrará sobre CAD será referente a esses dois sistemas. Não perca tempo e aprofunde seus estudos sobre os sistemas de CAD para modelagem do vestuário.

3 comentários em “CAD de Modelagem do Vestuário

    1. Boa noite Antônio, obrigado pelo comentário, nas aulas eu utilizo um esquema de graduação genérico,usado para fins didáticos. Para fins de trabalho eu utilizo outros valores que você pode encontrar no meu curso de Audaces na UDEMY, lá eu ensino além da graduação, e demais etapas do Moldes, eu também ensino encaixe e as funções de criação. Você pode acessar o curso através do link http://goo.gl/nWoZU4
      Com esse link você tem 71% de desconto na aquisição do curso.

      Curtir

Deixe um comentário